Happy child in orange sweater plays with feather on the floor
Happy child in orange sweater plays with feather on the floor
As vacinas nos protegem em todas as fases da vida, mas, é nos primeiros meses que elas são fundamentais.É nesse período que o organismo começa a criar anticorpos contra diversas doenças. O sistema imunológico, ainda imaturo, não consegue lutar contra vírus e bactérias sozinho.O calendário vacinal ajuda neste processo oferecendo mecanismos para que o organismo crie anticorpos e resistência.
– A Imunne indica quais as doses do calendário vacinal a partir dos dois meses de vida dos bebês. É preciso ficar atento ao cronograma tendo em vista que a imunização precisa ser feita mensalmente até os seis meses e, após, com diversos reforços que dependem do tipo de vacina – destaca a proprietária da Imunne, Taibelle Roumow.
APLICAÇÃO SIMULTÂNEA
Os imunizantes disponibilizados na Imunne Clinica de Vacinação são todas acelulares, desenvolvidas com partículas e não com o vírus/bactéria inteiras, diminuindo o risco de reações adversas.
– Utilizamos técnicas e materiais modernos que permitem trabalharmos com a Vacinação Simultânea, isso quer dizer que todas as doses necessárias podem ser ministradas em um único momento (pic), o que evita maior estresse e ansiedade por parte dos pais e do bebê, pois proporciona uma menor resposta de dor – complementa a profissional.
A seguir, confira o cronograma de vacinas de acordo com os meses de idade do bebê:
CRONOGRAMA DOS PRIMEIROS SEIS MESES
• Recém-nascido:– BCG (previne as formas graves de tuberculose – dose única).– Hepatite B – 1ª dose
• Dois meses:Na rede privada: são duas vacinas injetáveis e uma via oral.A cobertura é maior na PN13 e na Rotavírus. A hexavalente é acelular, com menos efeitos colaterais.– Hexavalente: previne difteria, tétano, coqueluche, HiB (hemófilo B), paralisia infantil, hepatite B, poliomielite (1ª dose);– PN13: previne pneumonias, otites, meningites e outras doenças causadas pelo pneumococo (1ª dose);– Rotavírus: previne diarreia por rotavírus (1ª dose);
• Três meses:Na rede privada, é realizada a proteção contra cinco sorogrupos. Na rede pública a proteção é contra o grupo C.– Meningite ACWY: previne doença causada pelo meningococo dos sorogrupos A, C, W e Y (1ª dose);– Meningite B: previne doença causada por meningococo, sorogrupo B (1ª dose);
• Quatro meses:Reforço das vacinas de dois meses– Pentavalente ou Hexavalente: aos quatro meses, não é necessário reforço de Hepatite B, exceto nos prematuros (1ª dose ou 2ª dose);– PN13 (2ª dose);– Rotavírus (2ª dose);
• Cinco meses:Reforço das vacinas de três meses– Meningite ACWY (2ª dose);– Meningite B (2ª dose);
• Seis meses:Reforço das vacinas de dois e quatro meses– Hexavalente (2ª ou 3ªdose);– PN13 (3ª dose);– Rotavírus (3ª dose);– Gripe (1ª dose).